PORTAL DO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA
  
Rondônia - 15/10/2013 - Mais Noticias
 A expansão da soja em Rondônia
Na atualidade Rondônia cultiva cerca de 180 mil hectares de lavoura de soja. Foram colhidos na safra 2012/2013, 541.446 toneladas de grãos com uma média de 3.152,25 quilos por hectare. A perspectiva de crescimento é de 20% para a safra 2013/2014, conforme levantamentos técnicos apresentados ao secretário de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani.
 

Rica em proteína, a soja é um grão que foi utilizado no Oriente Médio, desde os tempos da antiguidade servindo como alimento para o ser humano e animais. O plantio da soja em Rondônia teve início na década de 1980 por iniciativa de produtores rurais localizados no Cone-Sul do Estado, que trouxeram Know-how do Sul do país.

O destaque para à expansão de lavouras mecanizadas ficam por conta dos municípios de São Miguel, Seringueiras, Castanheiras e Cerejeiras, entre outros.

Com o apoio do Governo do Estado através da Seagri está existindo, por parte de produtores rurais de outros estados, uma procura acentuada sobre o estágio de desenvolvimento desta cultura nas terras rondonienses. A Embrapa realizou uma pesquisa em que revela dados positivos para o aproveitamento de áreas propícias para o cultivo desta oleaginosa ao longo da BR 364.

De acordo com o estudo, são mais de 6 milhões de hectares que podem ser ocupados racionalmente sem que seja necessário derrubar um palmo de mata. A produção destes grãos torna-se cada vez mais promissora tendo em vista que Rondônia naturalmente vem se tornando em uma nova fronteira agrícola.

Investimentos

O Governo do Estado está investindo pesado na melhoria das instalações portuárias no Rio Madeira, com objetivo de atender às empresas exportadoras como os grupos Maggi,Cargiil e outras. Em novos equipamentos, reforma, ampliação e infraestrutura foram aplicados recursos próprios da ordem de R$ 5,7 milhões de reais, preparando o Estado para ser um grande corredor de exportação de cargas e grãos produzidos aqui e nos estados vizinhos.

O cultivo da soja apresenta diversos benefícios para Rondônia, como geração de emprego e renda e transportes. Ainda conta com o apoio de instituições financeiras públicas e privadas que financiam do plantio a colheita.

Texto e Fotos: José Luiz Alves
Fonte: Seagri

 
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social
 
 
 
 
Governo do Estado de Rondônia
Todos os direitos reservados.
© Copyright 2007
Desenvolvimento: SEFIN/CRE/GEINF